Rede Inova Paciente

REDE SOCIAL EDUCACIONAL

SOBRE DOENÇAS E DEFICIÊNCIAS GENÉTICAS

 

JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA!

sobre.proj.png

SOBRE O PROJETO

A Ciência da Computação e as Doenças Genéticas

 

O primeiro genoma humano levou aproximadamente 13 anos para ser sequenciado e custou 3 bilhões de dólares.

 

Hoje o mesmo genoma leva até 24 horas com o custo de 1.000 dólares devido aos avanços da tecnologia de sequenciamento da nova geração (NGS).

 

Segundo pesquisadores do projeto genoma apenas 5% do DNA Humano é explorado por cientistas.

 

Os dados podem atingir um volume de 2 GB a 800 GB, a depender do tamanho da região sequenciada, da plataforma e qualidade desejada.

 

A Global Genes estima-se que 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças raras, sendo 80% de origem genéticas, ou seja, 280 milhões e portanto, estão presentes ao longo da vida de uma pessoa, mesmo que os sintomas não aparecem imediatamente.

 

A Global Genes ainda apresenta outros dados importantes:

 

  • Aproximadamente 50% das pessoas afetadas por doenças raras são crianças;

 

  • 30% das crianças com doenças raras não viverá para ver o seu quinto aniversário;

 

  • As doenças raras são responsáveis por 35% das mortes no primeiro ano de vida.

 

Você deve está se perguntando, como deve ser complexo aprender alguma coisa neste universo de conhecimento!

 

Sobre Nós

 

O que é a Rede Inova Paciente?

 

A REDE Inova Paciente é uma Rede Social Educacional de Colaboração, Aprendizagem e Informação sobre Doenças e Deficiências Genéticas.

 

Iniciamos por meio de um Projeto de Pesquisa de Mestrado em Ciência da Computação (CC) no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) o mestre Cloves Rocha (Pai) tem um filho chamado Davi de 4 anos que foi diagnosticado com a Deficiência em G6PD no teste do pezinho AMPLIADO na rede privada, ou seja, com o plano de saúde [O Sistema Único de Saúde (SUS) não faz o teste AMPLIADO na maioria dos estados Brasileiro].

 

Cloves é o responsável pela pesquisa e coordenação geral da Rede Inova Paciente nas áreas de Inovação Social, Redes Sociais Educacionais, Engenharia de Software Livre e Aplicações de Colaboração com estratégia educacional para área de genética humana.

 

Para o projeto sair do papel (pesquisa) foi necessário redesenhar a startup Ijoin Soft (ijoinsoft.com) sob o comando do CEO George Alberto, que tem financiado o projeto inicial e colaborado na área de design e comunicação digital.

 

Nossa tecnologia é baseada na plataforma Openredu.org que foi idealizada para proporcionar formas de colaboração entre estudantes, professores, pesquisadores, Hubs Sociais e profissionais de diversas áreas, utilizando diferentes mídias e tipos de interação virtual.

 

Nossa plataforma está na nuvem, seguindo as tendências do casamento entre tecnologia da informação e educação e favorecendo a realização de MOOCs, que são as iniciais do inglês Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo, na tradução literal para o português), como é feito, por exemplo, nas plataformas edX e Coursera.

 

Agora, estamos convidando você que é Mãe, Familiares e Profissionais de Saúde para conhecer nosso Ambiente de Aprendizagem sobre Doenças e Deficiências Genéticas.

 

Aprenda com as pessoas que são referências regionais, nacionais e internacionais no assunto a ser estudado.

 

Temas que abordam a Deficiência em G6PD, a doença HSAN, a Anemia Falciforme, o Autismo, TDAH e Déficit de Atenção.

 

Estamos trabalhando no engajamento de comunidades e outros Hubs Sociais na área de Microcefalia por Zika e outras doenças.

SOBRE O TIME

Conheça os professores criativos Cloves Rocha, idealizador e Fundador da Rede Inova Paciente .com e o CoFundador George Alberto CEO da Ijoin Soft .com Startup na área de Consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase em plataformas educativas.

CLOVES.GEORGE.jpg

Cloves a esquerda é Mestre em Ciência da Computação no Cin-UFPE na área de Engenharia de Software e Aplicações com ênfase em Redes Sociais. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação - GTI. Coordenador de Ações da Comunidade OPENREDU.ORG no Cin-UFPE. Certificado em Gestão de Riscos em TI | NRB ISO/IEC 27005. Certificado como Analista de Processos - Gart Capote. Atuou como Analista de Sistemas. Foi Coordenador e Professor do Grupo de Pesquisa em Business Process Manegement (BPM) no Centro Universitário Guararapes FG, em cursos de extensão universitária. Trabalhou como Analista de Projetos no Complexo Industrial Químico-Têxtil, Petroquimica SUAPE (PQS), Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e prestou serviços de Consultoria de TI no SEBRAETEC. CoFundador da Startup IjoinSoft.com, CIO, Cientista e Gestor de Processos de Negócios com mais de 8 anos de experiência em Análise de Sistemas e Processos de Negócios (BPM) com técnicas da metodologia Six Sigma. Idealizador da Rede Inova Paciente parte do resultado da pesquisa do mestrado. Áreas de interesse: Redes Sociais Educacionais (EaD), Engenharia de Software, A.I. - Inteligência Artificial, Gerenciamento de TI (ITIL e COBIT), Gerenciamento de Riscos e Business Process Manegement (BPM). C.Lattes de Cloves


George Alberto a direita é Pós Graduando em Ensino de Artes pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante), aluno especial do Programa de Pós Graduação stricto sensu (mestrado) em Ciência da Computação no CIn-UFPE e com graduação em Produção Audiovisual pela Faculdade Metropolitana da Grande Recife (2013), possui diversas certificações AUTODESK e ADOBE e ensina nas àreas de Design Web, Design Gráfico e Game Design. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção Audiovisual e Animação Digital 2d e 3d desde antes de 2001 com participação no Animamundi 2004. Tem experiência nas áreas de ensino técnico e de capacitação desde 2010 no Senac Recife. Atualmente leciona nas diciplinas de lógica de programação no Grau Técnico, atuando na comunidade científica Openredu como voluntário na área de Comunicação com ênfase na produção Audiovisual. C.Lattes de George

 

NOSSO ECOSSISTEMA

PARCEIROS

equipe_mqc_G6PD.jpg