Rede Inova Paciente

REDE SOCIAL EDUCACIONAL

SOBRE DOENÇAS E DEFICIÊNCIAS GENÉTICAS

 

JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA!

sobre.proj.png

SOBRE O PROJETO

A Ciência da Computação e as Doenças Genéticas

 

O primeiro genoma humano levou aproximadamente 13 anos para ser sequenciado e custou 3 bilhões de dólares.

 

Hoje o mesmo genoma leva até 24 horas com o custo de 1.000 dólares devido aos avanços da tecnologia de sequenciamento da nova geração (NGS).

 

No entanto apenas 2% do DNA Humano foi explorado por cientistas.

 

Os dados podem atingir um volume de 2 GB a 800 GB, a depender do tamanho da região sequenciada, da plataforma e qualidade desejada.

 

A Global Genes estima-se que 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças raras, sendo 80% de origem genéticas, ou seja, 280 milhões e portanto, estão presentes ao longo da vida de uma pessoa, mesmo que os sintomas não aparecem imediatamente.

 

A Global Genes ainda apresenta outros dados importantes:

 

  • Aproximadamente 50% das pessoas afetadas por doenças raras são crianças;

 

  • 30% das crianças com doenças raras não viverá para ver o seu quinto aniversário;

 

  • As doenças raras são responsáveis por 35% das mortes no primeiro ano de vida.

 

Você deve está se perguntando, como deve ser complexo aprender alguma coisa neste universo de conhecimento!

 

Sobre Nós

 

O que é a Rede Inova Paciente?

 

A REDE Inova Paciente é uma Rede Social Educacional de Colaboração, Aprendizagem e Informação sobre Doenças e Deficiências Genéticas.

 

Iniciamos por meio de um Projeto de Pesquisa de Mestrado em Ciência da Computação (CC) no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) o mestrando Cloves Rocha (Pai) tem um filho chamado Davi de 3 anos que foi diagnosticado com a Deficiência em G6PD no teste do pezinho AMPLIADO na rede privada, ou seja, com o plano de saúde [O Sistema Único de Saúde (SUS) não faz o teste AMPLIADO na maioria dos estados Brasileiro].

 

Cloves é o responsável pela pesquisa e coordenação geral da Rede Inova Paciente nas áreas de Inovação Social, Redes Sociais Educacionais, Engenharia de Software Livre e Aplicações de Colaboração com estratégia educacional para área de genética humana.

 

Para o projeto sair do papel (pesquisa) foi necessário redesenhar a startup Ijoin Soft (ijoinsoft.com) sob o comando do CEO George Alberto, que tem financiado o projeto inicial e colaborado na área de design e comunicação digital.

 

Nossa tecnologia é baseada na plataforma Openredu.org que foi idealizada para proporcionar formas de colaboração entre estudantes, professores, pesquisadores, Hubs Sociais e profissionais de diversas áreas, utilizando diferentes mídias e tipos de interação virtual.

 

Nossa plataforma está na nuvem, seguindo as tendências do casamento entre tecnologia da informação e educação e favorecendo a realização de MOOCs, que são as iniciais do inglês Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo, na tradução literal para o português), como é feito, por exemplo, nas plataformas edX e Coursera.

 

Agora, estamos convidando você que é Mãe, Familiares e Profissionais de Saúde para conhecer nosso Ambiente de Aprendizagem sobre Doenças e Deficiências Genéticas.

 

Aprenda com as pessoas que são referências regionais, nacionais e internacionais no assunto a ser estudado.

 

Temas que abordam a Deficiência em G6PD, a doença HSAN, a Anemia Falciforme, o Autismo, TDAH e Déficit de Atenção.

 

Estamos trabalhando no engajamento de comunidades e outros Hubs Sociais na área de Microcefalia por Zika e outras doenças.

SOBRE O TIME

Conheça os professores criativos Cloves Rocha, idealizador e Fundador da Rede Inova Paciente .com e o CoFundador George Alberto CEO da Ijoin Soft .com Startup na área de Consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase em plataformas educativas.

CLOVES.GEORGE.jpg

Cloves a esquerda na Foto acima é Mestrando em Ciência da Computação no Cin-UFPE na área de Engenharia de Software e Aplicação com ênfase em Redes Sociais. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação - GTI. Coordenador de Ações da Comunidade OPENREDU.ORG no Cin-UFPE. Certificado em Gestão de Riscos em TI | NRB ISO/IEC 27005. Certificado como Analista de Processos - Gart Capote. Atuou como Analista de Sistemas. Foi Coordenador e Professor do Grupo de Pesquisa em Business Process Manegement (BPM) no Centro Universitário Guararapes FG, em cursos de extensão universitária. Trabalhou como Analista de Projetos no Complexo Industrial Químico-Têxtil, Petroquimica SUAPE (PQS), Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e prestou serviços de Consultoria de TI no SEBRAETEC. CoFundador da Startup IjoinSoft.com, Cientista e Gestor de Processos de Negócios com mais de 8 anos de experiência em Análise de Sistemas e Processos de Negócios (BPM) com técnicas da metodologia Six Sigma. Idealizador da Rede InovaPaciente.com parte do resultado da pesquisa do mestrado. Áreas de interesse: Redes Sociais Educacionais (EaD), Engenharia de Software, A.I. - Inteligência Artificial, Gerenciamento de TI (ITIL e COBIT), Gerenciamento de Risco e Business Process Manegement (BPM). C.Lattes de Cloves

 

George Alberto a direita na Foto acima é formado em Produção Audiovisual, possui mais de 5 anos de experiência na área de ensino e mais de 10 anos na área de Prestação de Serviços em informática e consultoria.
No SENAC foi professor do Pronatec e cursos pagos tanto na informática Básica como em Web Design, Web Programação, Animação Digital e Outros. Na Faculdade do Guararapes (FG) também ensinou através do PRONATEC em cursos avançados de informática. C.Lattes de George

APOIO

PARCEIROS